Nem tudo se aprende na faculdade. Ponto. Até aí acredito que haja um consenso entre profissionais, seja qual for a área. No mercado, diante de demandas e clientes reais, surgem inevitavelmente dúvidas, problemas e situações que estão fora da grade curricular.
Nos primeiros anos de formado vivenciei momentos de insegurança diante do desconhecido. De repente, o nível de responsabilidade se elevou de maneira considerável e a exigência também. Mas afinal, depois da colação de grau as dúvidas ficam para trás, não é?
Surpresa! A realidade pode paralisar num primeiro momento. O volume de perguntas é maior e inversamente proporcional às certezas. Entendi que é preciso encarar de frente caso a caso. Experimentar soluções, estudar, conhecer-se, desenvolver habilidades, confrontar com colegas de profissão e pedir ajuda quando necessário.
O mundo está mudando em uma velocidade que é praticamente impossível acompanhar sozinho, conhecer tudo e dominar todas as técnicas. Definitivamente, o “RP no século XXI” precisa de uma atitude empreendedora, investir em autoconhecimento e desenvolver habilidades socioemocionais. Pela minha experiência, a resposta está em como somos e encaramos o dia a dia, as relações que estabelecemos e com quem podemos contar.
Comments